Brizola Neto, Neilton Mulim, Dilson Drumond e Marlos Costa participaram
do debate promovido pelo Extra. Foto: Extra/facebook vídeo 
Ontem (16), o jornal Extra realizou um debate com quatro dos nove candidatos a prefeito de São Gonçalo, sendo eles, Brizola Neto, Neilton Mulim, Dilson Drumond e Marlos Costa. Confira como foi o debate, aqui no blog "A política RJ". No primeiro bloco, candidatos apresentaram suas propostas para saúde, educação e segurança.

Saúde
Dilson Drumond foi sorteado e o primeiro a falar. O candidato afirmou que é a cidade é muito grande em população e tamanho. Garante que é importante abrir os serviços de urgência nos bairros de periferia e apresentou o projeto SPA (Serviço de Pronto Atendimento), para que não haja necessidade de grande locomoção de moradores da periferia da cidade. O candidato ainda garantiu que em seu governo fará o hospital do câncer. 

Marlos Costa garantiu que sem seu governo o programa de saúde da família será reformulado, e que hoje atende somente a 30% da população. Reformulando, ele pretende espalhar as equipes pela cidade, profissionalizar as equipes e expandir especialidades. 

Neilton Mulim disse que investiu 35% do orçamento de São Gonçalo na saúde, quanto a média brasileira é de 24%, sendo o mínimo, segundo a constituição, 15%. Ele ainda garantiu que em 122 anos, havia apenas dois equipamentos públicos de urgência e emergência, que em seu governo dobrou esse número, garantindo que esses equipamentos atendem 64% da população.

Brizola Neto afirma que em seu governo trará as melhores experiências de saúde especializada do mundo,como da Inglaterra, buscando colocar equipes de médicos dentro da casa dos gonçalenses fazendo um trabalho de prevenção.

Educação
Marlos Costa garantiu que em seu governo investirá pesadamente em educação. Quer adaptar as escolas da rede para oferecer educação infantil e ampliar o número de vagas em creches, aumentando convênios e construindo mais creches. Criticou o 'ciclo' na rede municipal, o que faz com que crianças da alfabetização não consigam aprender a ler e escrever. Ele afirma que investirá nesse ponto.

Dilson Drumond garantiu que o tema mais importante. Em seu governo, afirma que fará convênios e construção com creches públicas. Ele defende a eleição direta para diretores da escola, vetando indicações. A compra da merenda garante que deve ser descentralizada, deixando ela sobre a direção técnica sobre a própria escola.

Brizola Neto criticou a posição de São Gonçalo no IDEB. Ele disse que quer resgatar os CIEP's, cerca de 50 em São Gonçalo, e municipalizando os que estão sob administração do estado.

Neilton Mulim disse que assumiu um governo com educação sucateada e que contratou 1.500 professores do concurso ainda no governo anterior. Em resposta ao candidato Dilson, defendeu que a merenda escolar é centralizada por conta do modelo de educação no Brasil e por conta da lei 666. Ele disse que os gestores precisam conhecer a legislação de licitação. Hoje, a Polícia Federal investiga gestores que descentralizaram a merenda escolar. Ele lembrou que criou em seu governo o desjejum escolar e alimentação especial para crianças portadoras de doenças crônicas, como alergias, hipertensão, diabetes e etc. Ele ainda lembrou que aumentou a frota de ônibus, de 3 para 32, atendendo áreas periféricas da cidade. 

Segurança 
Marlos Costa disse que a prefeitura não pode se omitir e lançar o problema apenas ao governo do Estado. Disse que expandirá o efetivo da guarda municipal, equipar a guarda e capacita-la. O candidato ainda disse que investir em iluminação pública é uma solução. Ele disse que irá mudar todas as lampadas da cidade por LED e criar um centro de monitoramento.

Neilton Mulim disse que o papel de segurança é do Estado. A guarda municipal cumpre o papel de ordenamento urbano e proteção do patrimônio, agindo em pequenos delitos do cidadão. Ele disse que reativou o centro de monitoramento do município. Disse que o número de PM's é pequeno. Ele disse que o Estado precisa agir e melhorar a política de segurança na região metropolitana.

Brizola Neto disse que a Prefeitura pode investir em segurança e monitoramento para diminuir a sensação de insegurança pública. Mas ele disse que é preciso investir em educação pública, para que crianças passem o dia na escola e aprendam outros valores, para que cresçam se tornem cidadãos e para que as crianças não precisarem ir para o caminho da marginalidade.

Dilson Drumond disse que é necessário acordos entre Estado e a União para trazer recursos de segurança para São Gonçalo. Todos precisam ter acesso fácil às escolas e que fiquem mais tempo às escolas, evitando contato com os marginais, garantiu o candidato. Ele também disse que é preciso aumentar o número de guardas municipais e equipar os agentes. Trabalhar em parceria com o PM também é um ponto que o candidato defende.

No segundo bloco, os candidatos fazem perguntas entre si.


Tema: Meio AmbienteMarlos Costa para Neilton Mulim - Marlos perguntou ao prefeito e candidato à reeleição o que foi feito pela prefeitura nestes quatro anos sobre a limpeza de rios na cidade, visto os alagamentos e enchentes provocados pela não dragagem dos rios.

Em resposta, Neilton: Os 15 rios que passam pela cidade são responsabilidade do INEA - órgão do Estado -, e que a prefeitura já fez várias solicitações ao Estado e que tem procurado resolve-las em parceria com o Estado, propondo ecobarreiras, evitando grandes enchentes.

Tema: Trabalho e rendaBrizola Neto para Dilson Drumod - O candidato Brizola falou que São Gonçalo tem um dos maiores deslocamentos da America Latina, de gonçalenses que vão para Niterói para trabalhar. Brizola perguntou o que Dilson pretende fazer, se for eleito, para gerar mais emprego e renda no município.

Em resposta, Dilson: Ele disse que quer criar incentivos para trazer empresas e micro-empresas para o município, diminuindo o valor de imposto de ISS, que hoje é um dos maiores do estado, segundo o candidato, criando um atrativo para o empresário, gerando renda e empregos para que a população possa ficar em sua cidade trabalhando.

Tema: Relação da prefeitura com o Estado e a União | Dilson Drumond para Marlos Costa: Dr. Dilson perguntou qual seria a relação de Marlos Costa, caso seja eleito prefeito, com o Estado e a União e que benefícios essa parceria traria para a cidade. 

Em resposta, Marlos: Ele disse que as estâncias superiores precisam respeita a 2º maior cidade do Estado e 16º do país, trazendo maiores investimentos para cidade e obras de infraestrutura. Ele lembrou que desde a década de 70, o Estado não faz uma grande obra em São Gonçalo, e lembrou que a última obra foi a do viaduto de Alcântara. Ele garantiu que terá uma relação firme para trazer investimentos com o estado. 

Tema: Transporte | Neilton Mulim para Brizola Neto, obrigatoriamente - Neilton perguntou qual seria a proposta de Brizola para transporte de alta capacidade. 

Em resposta, Brizola: Ele disse que é necessário transporte de massa. Ele criticou o que chamou de demagogia a proposta da passagem a R$1,50 e a linha 3 do metrô. Ele disse que é perfeitamente possível criar um corredor BRT em São Gonçalo. Ele também disse que é necessário criar empregos em São Gonçalo diminuindo o fluxo de deslocamento dos gonçalenses para Niterói.

Avaliação dos candidatos sobre o debate
Brizola Neto: O candidato disse que é uma oportunidade para o candidato avaliar as propostas e discuti-las com profundidade, não baseando em propostas demagogas e sim em número e soluções. Ainda disse que em seu governo lutará para resgatar os CIEP's. 

Neilton Mulim: O candidato disse que é um momento especial para destacar as realizações do seu governo e discutir maiores propostas para a cidade. Ainda deu relevância à licitação de R$9 milhões para a criação do BRT em São Gonçalo, e disse que as melhorias conseguidas em seu governo devem avançar.

Dilson Drumond: O candidato disse que o jornal deu uma aula de democracia com o debate. Ele disse que educação, saúde e principalmente segurança serão responsabilidade em seu governo. E disse ainda que segurança deve ser um problema do prefeito, investindo em iluminação pública e na Guarda Municipal. Ainda destacou, parabenizando, o seu candidato a vice, Daniel Inove.

Marlos Costa: O candidato fez uma avaliação positiva do debate, afirmando que é uma possibilidade do gonçalense ouvir os candidatos. Criticou a situação atual da saúde do município, afirmando que a população possa avaliar o debate e mostrar as melhores propostas para a população.

Em seguida, os candidatos responderam perguntas da população, que acompanhou o debate online, no facebook - Assista na íntegra AQUI.

Avaliação do blog
Na avaliação do editor do blog "A política RJ", Claudionei Abreu, os candidatos a prefeito que participaram deste debate tem propostas parecidas em vários temas. O candidato à reeleição, Neilton Mulim, aproveitou a oportunidade do debate para destacar realizações do seu governo. Lamentou o fato do debate contar com a participação apenas de quatro dos nove candidatos. Certamente, o debate ficaria mais democratizado se houvesse participação de todos os candidatos. Assim, poderíamos ouvir todas propostas para a cidade e fazer uma verdadeira avaliação das mais diversas propostas dos candidatos.