Foto: Carú Pastor
“Diego na Rede” teve oito edições para discutir propostas para São Gonçalo. 

Em uma cidade na qual mais de 300 mil habitantes utilizam redes sociais, a internet se tornou um espaço a ser ocupado para a discussão de propostas. E nesse sentido o candidato a prefeito Diego São Paio saiu na frente em São Gonçalo. O prefeitável formulou uma maneira inovadora de alcançar os eleitores: improvisou uma ‘arena’ onde é ‘bombardeado’ com perguntas da plateia e de internautas sobre o que pretende fazer pela cidade – o “Diego na Rede”. O programa online foi exibido no facebook às terças e quintas, pouco depois do horário eleitoral da TV, e alcançou quase 100 mil visualizações.

Iniciado como uma forma de prestar contas do mandato, o “Diego na Rede” era exibido pelo celular do próprio vereador. Foram 14 edições nesse formato, de abril a agosto, com mais de 38 mil visualizações e três mil comentários.

Para a campanha, o administrador buscou ampliar ainda mais a participação popular e, por isso, passou a convidar os gonçalenses para uma plateia. O roteiro da transmissão ao vivo também aumentou, com informações sobre o orçamento da cidade, o panorama dos problemas atuais, as ações feitas como vereador e as propostas para governar a cidade. Nas oito edições, Diego falou sobre saúde, segurança, educação, mobilidade, entre outros temas e alcançou quase 98 mil visualizações, mais de 33 mil compartilhamentos e cerca de cerca de 8 mil comentários.  

Segundo Diego, a ideia inovadora teve reflexo nas ruas, com a boa receptividade às propostas nas caminhadas e nos encontros com lideranças comunitárias. Para ele, a campanha foi baseada nos princípios que pretende levar para a Prefeitura de São Gonçalo.

“Sou administrador e defendo o bom uso do dinheiro público. Nossa campanha mostrou exatamente isso. Usamos a criatividade e o planejamento para otimizar o uso dos recursos. A internet mudou a forma de produzir e de consumir informação. Não podíamos continuar presos no formato que ainda predomina no meio político. Consegui me aproximar da população e o mais importante: informá-la com qualidade. Isso trouxe um maior interesse sobre política. É assim que será nosso mandato: transparente e participativo”, explicou o candidato a prefeito da Rede Sustentabilidade.

As edições estão disponíveis no endereço www.facebook.com/diegosaopaio.