Foto: Divulgação
Candidato a prefeito aproveitou o feriado de Nossa Senhora Aparecida para acompanhar eventos religiosos nos bairros Galo Branco, Jardim Catarina, Porto Novo e Boaçu.

O candidato a prefeito José Luiz Nanci (PPS) aproveitou o feriado de Nossa Senhora Aparecida para ouvir a população e apresentar propostas nos bairros caminhar Boaçu, Galo Branco, Jardim Catarina e Porto Novo. Nas ruas, uma reclamação marcou o dia: a falta de segurança. A população lamentou o aumento da criminalidade, principalmente o número de assaltos a qualquer hora do dia.

Moradora do Galo Branco, a secretária Marcela Albuquerque, de 35 anos, contou que o medo agora faz parte da vida dos gonçalenses. Segundo ela, diversos vizinhos já sofreram assaltos nos pontos de ônibus mais movimentados do bairro.

“É desesperadora a situação na qual São Gonçalo se encontra hoje. A gente sai de casa para trabalhar e não sabe se vai voltar. Minha mãe mora em uma rua do Centro que agora é chamada de ”Rua do Perdeu” por causa dos assaltos frequentes. Evito sair de casa depois de um certo horário, mas mesmo à luz do dia têm acontecido abordagens à mão armada. A gente não merece viver assim”, desabafa.

Nanci explicou a importância de articular parcerias com as polícias militar e civil e estruturar um sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade. Além disso, vai  valorizar a Guarda Municipal e melhorar o sistema de iluminação pública. O candidato afirmou ainda que o programa Ronda Escolar, no qual guardas municipais acompanhavam o horário de entrada e saída dos alunos, será retomado.

“Nós vamos trabalhar a prevenção da violência em parceria com a PM, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a comunidade. Nossa gestão vai adotar um sistema de monitoramento de câmeras, como já é feito na vizinha Niterói. Vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal e oferecer estrutura para que eles possam trabalhar com dignidade. A segurança tem sido um ponto crítico na cidade, mas estamos preparados para cuidar desse tema”, declarou.