Nova unidade de atendimento médico no Arsenal deve desafogar o
Pronto Socorro | Foto: Divulgação 
A rede de urgência e emergência de São Gonçalo ganha em breve mais um importante equipamento. Depois de inaugurar as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpa’s) nos bairros do Pacheco e Nova Cidade, a secretaria de Saúde está finalizando as obras no SPA Drº Zerbini, no Arsenal, fechado pelo governo passado.

O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, garantiu que, com a reabertura do SPA Drº Zerbini, a prefeitura mais que dobrará o número de unidades de urgência e emergência.

"Esta será a terceira unidade de grande porte que será aberta no município. Fechado há cerca de seis anos, o antigo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) está ganhando nova estrutura para começar a funcionar. A capacidade de atendimento será de 500 pacientes por dia. Nosso objetivo é garantir um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado à população e, principalmente, desafogar os prontos socorros da cidade", explicou o secretário.

A unidade vai atender moradores do Arsenal e de bairros vizinhos como Joquéi, Capote e Anaia, com médicos generalistas e pediatras, laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização e leitos de observação para receber pacientes em estado grave até a remoção para um hospital.

"Não vemos a hora de começar a usar esse posto. Hoje eu e outros moradores do bairro temos que nos tratar no Rio do Ouro, no Alcântara ou lá no Pronto Socorro, no Zé Garoto”, contou a doméstica Maria da Conceição Pereira.

A instalação da Unidade de Pronto Atendimento Drº Zerbini integra o programa de ampliação e modernização das unidades da rede desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde. Dentro desse processo, além das Umpa’s, já foram inauguradas duas clínicas municipais, realizadas reformas na maternidade, nos Prontos Socorros Central, Alcântara e Infantil, inauguradas a Clínica da Criança e iniciadas a ampliação dos Postos de Atendimento Médico (PAM) do Coelho e de Neves.