Foto: Divulgação/vídeo
No domingo, dia da eleição, um eleitor gravou, pela manhã, no colégio eleitoral do bairro Gradim, a ex-prefeita Aparecida Panisset (PDT), braço direito da campanha de Brizola Neto (PDT) no primeiro turno e de Dejorge (PRB) no segundo, fazendo boca de urna, dando "Bom dia 10" para os eleitores que estavam indo votar.

De acordo com as leis da Justiça Eleitoral, além de distribuir santinhos próximos às sessões de votação, é proibido a manifestação pública, que possa incomodar o eleitor o induzi-lo a votar no partido ou candidato que se tem interesse, apenas manifestação individual e silenciosa. Esse é um ponto que muita gente ainda não conhece, inclusive a ex-prefeita. O vídeo também foi publicado na página do blog A política RJ horas antes do resultado da eleição - assista AQUI. 

A justiça Eleitoral disponibilizou dois canais de comunicação para denunciar esses tipos de infração, por meio da página no facebook "Denuncias Eleitorais RJ 2016", além da página do "Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ", mas nenhum deu resposta ou posicionamento das medidas a serem tomadas. 

A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 39, parágrafo 5º estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR.

Prisões - No primeiro turno, houve 1.410 ocorrências, envolvendo também outros crimes. No total, 149 candidatos estavam envolvidos e 83 deles acabaram presos. Outras 1.261 pessoas que não disputam o pleito também foram identificadas, sendo presas 575 delas.

Espanto - Diversas pessoas fizeram boca de urna durante a eleição na cidade. Todas deveriam ter ciência da imprudência que fizeram, podendo ser punido... se a justiça funcionasse. O Tribunal Regional Eleitoral não fiscalizou a eleição como deveria. O que mais espantou os gonçalenses foi uma ex-prefeita, que governou esta cidade por oito anos, ex-vereadora e ex-candidata a deputada se prestar a este vergonhoso papel, passando um péssimo exemplo para a população. Porém, como tantos outros ela deve ficar impune.