Eliane Gabriel, primeira-dama de São Gonçalo
Foto: Thiago Freitas/Jornal Extra
Parece que a primeira-dama de São Gonçalo, Eliane Gabriel, vai ter um papel importante ao lado do marido, José Luiz Nanci, o Prefeito de São Gonçalo. O novo prefeito da cidade, José Luiz Nanci, criou essa semana uma comissão de gestão e fiscalização dos gastos públicos e colocou a mulher, a empresária Eliane Gabriel, para presidir o grupo. Nos corredores do Executivo, ela já ganhou o apelido de Dama de Ferro pelo seu perfil de pulso firme.

"Espero realmente que consiga ser a Dama de Ferro. Porque temos que olhar para a administração da nossa cidade como se estivéssemos cuidando de uma empresa. Não podem existir espaços para gastos desnecessários", explica Eliane.

A primeira-dama explica que o seu papel à frente da Comissão de Programação Financeira e Gestão Fiscal não trará gastos extras para o Executivo:

"O meu papel será de conselheira e fiscal do planejamento e dos gastos de cada secretaria. Toda segunda-feira, vou me reunir com os titulares das pastas de Planejamento, Projetos Especiais, Administração e Fazenda para que possamos estabelecer normas transparentes para o uso do dinheiro público."

Para o prefeito, a presença da mulher à frente de assuntos importantes da administração pública terá bons frutos. Segundo ele, ela vai estipular, com os membros da comissão, metas para que cronogramas de obras e projetos sejam concluídos:

"Ela é uma empresária bem sucedida e vai nos ajudar muito a colocar ordem na casa. O que queremos, neste momento, é fazer com que a prefeitura consiga honrar os compromissos com os seus servidores e com a população."

Um dos primeiros atos do casal foi exonerar cerca de 50% dos funcionários que ocupavam cargos comissionados. A medida, segundo Nanci, tem o objetivo de reduzir pela metade os gastos com o funcionalismo público, que atualmente abocanha R$ 40 milhões do orçamento.

"Reduzimos o número de comissionados de 4 mil para 1,8 mil. A máquina estava inchada", comenta Nanci.

Fonte/texto/Leia a matéria completa: http://extra.globo.com/noticias/rio/prefeito-de-sao-goncalo-chama-mulher-para-ajudar-governar-cidade-20731407.html#utm_source=Facebook&utm_campaign=Extra&utm_medium=Social