Instituto JCA formulou parceria com a Secretaria de Educação e cursos
 preparatórios do município | Foto: Reynaldo Felix
Prova de redação será realizada neste sábado (18) no Colégio Municipal Castelo Branco. Iniciativa faz parte do projeto #TamoJunto9ºAno e tem objetivo de facilitar o ingresso em escolas técnicas e federais

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realiza, neste sábado (18/03), seleção de alunos para mais uma edição do projeto #TamoJunto9ºano. A iniciativa é uma parceria com o Instituto JCA e os cursos preparatórios  Vitor Pré-Vestibular, Maciel, Progressão e Morse, que oferecem bolsas de estudo para ingresso em escolas técnicas e federais, como a Faetec, o Pedro II, o IFRJ e unidades militares.

A coordenadora de Ações Pedagógicas, Janaína Damasceno, explica que a parceria é uma forma de aumentar as chances dos alunos da rede municipal a conquistarem uma vaga em escolas de excelência.

“Nós sabemos que as vagas nas unidades federais, técnicas e militares são muito disputadas. Inclusive, estudantes da rede particular pagam cursos preparatórios para concorrer a elas. Esse ano, nove alunos que participaram do projeto em 2016 foram aprovados no Pedro II e nos colégios de aplicação da UFF e da Uerj”, destaca Janaína.

A seleção é direcionada aos alunos do 9º ano da rede municipal de São Gonçalo e é feita por meio de prova de redação, que será realizada das 9h às 11h, no Colégio Castello  Branco (R. Carlos Gianelli, S/N – Boaçu). É necessário levar caneta azul ou preta.

O projeto - A parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto JCA começou no ano passado. O #TamoJunto9ºAno oferece bolsas de estudo em cursos preparatórios e organiza encontros para compartilhar informações e apoiar o adolescente na transição do último ano do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Há duas formas de seleção para bolsas de estudo:  por meio de redação ou a partir da renda, no próprio Instituto.