![]() |
Secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Dimas Gadelha Foto: Divulgação |
Os números, solicitados pelo vereador Alexandre Gomes ao secretário de Saúde, Dimas Gadelha, mostram um aumento de cerca de 50% em relação ao atendimento feito durante os dias de carnaval do ano passado, quando 4.681 pessoas buscaram socorro nas unidades da prefeitura.
"A minha solicitação sobre o número de atendimento é para mostrar que quando existe planejamento a coisa pública funciona. Na sexta-feira de carnaval, tanto o secretário de Saúde como o prefeito José Luiz Nanci, estavam anunciando o reforço de profissionais na rede de emergência assim como aumento na quantidade de insumos e medicamentos. Então, as unidades foram preparadas para prestar um atendimento humanizado e rápido em um feriado prolongado e tradicionalmente com grandes ocorrências", garantiu o parlamentar
Os números também mostram que muitos pacientes atendidos nas unidades municipais de São Gonçalo vieram de cidades vizinhas. Este foi o caso da balconista Rita de Cássia Oliveira, moradora do bairro Santo Antônio, em Itaboraí.
“Meu filho caiu e fraturou o braço. Como não consegui ortopedista nos hospitais de Itaboraí vim buscar atendimento no Pronto Socorro de São Gonçalo. Meu filho foi atendimento, medicado, teve o braço imobilizado e está indo embora”, contou a mãe deixando a unidade na quarta-feira de Cinzas.
Além dos atendimentos nas especialidades de clínica geral, ortopedia, cirurgia, pediatria, cardiologia, entre outras, a rede de emergência da cidade realizou 43 cirurgias de emergência e 2.122 procedimentos no setor de trauma.
Ao responder a solicitação do parlamentar, o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, garantiu que foi uma determinação do prefeito José Luiz Nanci deixar as unidades de urgência e emergência totalmente prontas, e com reforço médico e de insumos e medicamentos, para o período de carnaval.
“O prefeito também é médico e conhece muito bem a rotina de uma emergência em um feriado prolongado. Nos deu total apoio no planejamento feito para todas as unidades”, garantiu Dimas Gadelha.
0 Comentários