Centro Cultural Joaquim Lavoura | Foto: Google Maps
A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realiza nesta sexta-feira (17.03), das 09h às 17h, o "Encontro dos Incentivadores de Leitura de São Gonçalo - DIA L”. A edição faz parte do projeto “Porque ler é bom demais”. O evento acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão (Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte).

O dia Municipal de Incentivo à Leitura foi estabelecido no dia 12 de março, por meio da Lei Municipal 495/2013 de autoria do vereador e professor Paulo.  A programação conta com a presença de autores, das 13h às 16h no Espaço Multimeios, e contação de histórias na Biblioteca a partir das 10h. No horário da manhã teremos a abertura com as autoridades, uma palestra com a Dra Andrea Serpa, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento contará ainda com exposição de livros para venda a partir das 9h no espaço Litera-Café, com sessão de autógrafos a partir das 16h.

Esse dia também será comemorado nas escolas da rede municipal com o "DIA L", na qual as aulas serão voltadas para a leitura.

O secretário de Educação Diego São Paio explica que a leitura é melhor solução para ensinar as crianças a formarem senso crítico diante das informações que recebem.

“Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura exercita-se a imaginação melhora o vocabulário. Felizmente, nossos educadores já se deram conta disso e desenvolveram projetos para incentivar a leitura nos pequenos”, destaca o secretário.
 
A superintendente de Leitura Sandra Lima conta que o objetivo do Dia L é incentivar o hábito de ler de forma não convencional e mostrar que ele pode ser divertido. Além disso, pretende promover troca de experiências entre leitores assíduos e os iniciantes.

“O Dia L quer mostrar que a leitura vai muito além do livro. Nós queremos que as pessoas troquem ideias suas vivências e mostrar a elas que a leitura está presente em suas  vidas muito mais do que elas imaginam. Queremos que elas possam desfrutar desse universo mágico que é a literatura”, afirma Sandra.

O evento terá o microfone aberto para novos poetas que queiram se apresentar.