Secretário esteve ontem na Câmara Municipal | Foto: Reynaldo Felix
Secretário Diego São Paio explicou dados da carência de funcionários. Dos quatro mil concursados, 978 estão desviados de sua função de origem. Realocação vai contribuir com aumento de profissionais nas escolas.

Dos 4.103 concursados que integram a rede municipal de educação de São Gonçalo, quase mil não cumprem a função para a qual foram convocados. É o que aponta o relatório elaborado pela Secretaria de Educação e apresentado à Câmara de Vereadores, durante sessão plenária na última quarta-feira (08). 

Segundo o relatório, a área de maior carência se refere aos professores da categoria “DOC 2”, que lecionam para a Educação Infantil e para o 1º segmento do Ensino Fundamental. Neste grupo, dos 2.159 profissionais, 728 estão desviados de suas funções, atuando como secretários ou em turmas para as quais não estão capacitados. 

De acordo com o secretário Diego São Paio, identificar os desviados vai colaborar com o aumento de profissionais da rede e a distribuição adequada dos funcionários.

“Em uma das reuniões entre o Ministério Público e o Sepe, o prefeito José Luiz Nanci reforçou essa necessidade de recuperarmos os profissionais desviados. Com base nesses números obtidos no relatório, vamos executar o planejamento de retorno às funções de origem”, explica Diego.

Levantamento confirmou suspeitas de funcionários-fantasma

Ao longo das visitas às unidades escolares e das reuniões com diretores realizadas desde o primeiro mês de governo, as equipes técnicas da Semed verificaram a existência de funcionários-fantasma, isto é, registrados na rede, mas que não cumprem o expediente. Somente em uma escola, havia registro de 57 inspetores nunca vistos em ação. O levantamento apresentado à Câmara também apontou casos semelhantes. 

“É de se lamentar que em um momento de crise em que vivemos, vejamos que a corrupção com o dinheiro público acontecia dessa forma, ainda mais com investimento na educação, que é o nosso presente e futuro. Estamos trabalhando para mudar de verdade esse cenário e fico muito feliz de poder apresentar nossas metas e resultados aos parlamentares e à população. Estaremos sempre à disposição para frequentar esta Casa”, enfatiza Diego.