![]() |
Foto: Divulgação |
"É inadmissível que a cidade sofra toda vez que chove mais forte. A população não aguenta mais tanto descaso do Governo do Estado. Estamos cansados de pedir, solicitar, conversar, mostrar a necessidade urgente da limpeza dos rios e canais que cortam São Gonçalo. No ano passado, depois de uma forte chuva, começaram a dragar os rios Alcântara e Brandoas, mas sumiram", garantiu o parlamentar.
O Instituto Estadual do Ambiente iniciou, há um ano, a limpeza e desassoreamento em trecho de 1,2 quilômetro de extensão do Rio Alcântara, entre os bairros Alcântara e o Jardim Catarina. A dragagem era para remover mais de 30 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados ao longo do leito e margens do rio, beneficiando cerca de 300 mil habitantes. Mas as obras não continuaram, segundo o vereador.
“As intervenções precisam continuar com urgência, pois a desobstrução e alargamento da calha, em alguns trechos vão aumentar a capacidade de escoamento das águas e, consequentemente, minimizar os riscos de transbordamento”, explicou Alexandre Gomes.
O parlamentar explicou ainda que os técnicos do Inea precisam com urgência percorrer os rios, canais e córregos que cortam a cidade. “O Estado precisa fazer a limpeza nos oito rios que cortam São Gonçalo e seus mais de 100 afluentes. Temos problemas graves no Rio Madeira (Lindo Parque), Rio Marimbondo e seus afluentes (Canal da Paul Leroux e Porto Novo), Isaura Santarem (Jardim Catarina), entre outros”.
2 Comentários
É preciso cobrar a Prefeitura a limpeza de Bueiros, pois todos estão obstruídos devido ao acúmulo de lixo por meses em toda a cidade, ficar dependendo do INEA, vai ser difícil porque o Estado hoje esta falido, é preciso uma Secretária de Meio Ambiente com gente capacitada, não como a Subsecretaria hoje arranjada por apoios políticos, quem comanda é um Moradar de Laranjeiras no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirMuito bem! Parabéns para o vereador Alexandre Gomes! Agora, cobrar e conseguir que o Estado atenda é outra coisa porém, tem o total apoio da população gonçalense sim! Agora, lembrando também que é urgente e inadmissível a situação dos bueiros como citou meu amigo zecapinheiro. Como também a situação da iluminação pública que está o CAOS, UMA VERGONHA, em todo Município. Aqui no Coelho por exemplo, Temos mais escuridão do que lâmpadas acesas. E estamos solicitando à nossos vereadores eleitos que se atentem para isso e trabalhem para que a população venha usufruir de UM serviço PAGO E MUITO BEM PAGO PORÉM, INEFICIENTE DEMAIS! Cuidado senhores do nosso legislativo, estamos de olho!!
ResponderExcluir