![]() |
Igreja Matriz de São Gonçalo, fundada por Gonçalo Gonçalves Foto: Reprodução/Internet |
"Nossa cidade ela vive a contradição desde sua fundação. Completamos recentemente, 22 de setembro, 127 anos de existência, uma grande contradição! As outras cidades ao nosso redor, a maioria delas, o tempo de vida das cidades é contado a partir do momento que foi dado uma sesmaria àquela localidade. Ao contrário de Niterói, que tem mais de 400 anos, em que o marco inicial da sua cidade conta desde a época que foi dado pelo Império Português aquela sesmaria ali, São Lourenço dos Índios, por volta de 1568, e desde essa data se conta a fundação do município de Niterói", afirmou o vereador, explicando, em seguida, o erro que é cometido em São Gonçalo, contando sua existência à partir da data de emancipação político-administrativa, e não sua data de fundação.
"Foi recebida pelo Senhor Gonçalo Gonçalves uma sesmaria em 1569, não era para São Gonçalo ter seu tempo contado a partir daquele momento em que recebeu sua sesmaria? A culpa não é nossa, é de quem viveu aquela época que não lutou para que fosse contado a partir daquela época. Se nós levássemos em consideração o tempo em que Gonçalo Gonçalves ganhou aquela sesmaria, São Gonçalo teria 448 anos, e completamos apenas 127 anos", disse o vereador.
2 Comentários
Em 6 de abril de 1569, salvo engano meu. É importante que isso seja levado adiante, é mais um grito de independência em relação à subordinação a Niterói.
ResponderExcluirParabéns pelo relato
ResponderExcluir