Foto: Divulgação
O período de isolamento social tem sido uma realidade difícil para muitos jovens. Pensando nisso, integrantes do Programa de Desenvolvimento Interpessoal para a Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental no Curso de Vida (PRODIN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveram uma cartilha para auxiliar adolescentes a identificar seus recursos pessoais, relacionais e contextuais e melhorar a convivência nesse período de isolamento social.

A cartilha propõe um planejamento semanal para os jovens, além de várias explicações e dicas que podem melhorar o convívio e reduzir o estresse e a ansiedade.

A cartilha pode ser acessada clicando AQUI. 

As autoras da cartilha são as doutorandas em psicologia social Adriana Pinheiro Serqueira, Aline Penna-de-Carvalho, Fernanda P. Calabar, Luana M. Fernandes, Priscila S. Silveira, as mestres em psicologia social Fernanda A. França e Letícia C. Leopoldino e as graduandas Ana Júlia C. P. Alves, Bruna S. A. Teixeira, Damares Moreira de Carvalho, Gabrielle Cristina M. da Luz, Fernanda S. Q. Jesus, Hellen Nicole C. Aranda, Taynara M. da Silva Gomes. O trabalho é coordenado por Vanessa Barbosa Romera Leme, professora no Instituto de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.