Foto: Divulgação/PMSG
A prefeitura municipal de São Gonçalo anunciou que irá inaugurar no próximo mês, julho, a inauguração do Teatro Municipal George Savala Gomes, ao lado da sede da prefeitura. O espaço teve suas obras concluídas em 2016 e foi inaugurado pelo ex-prefeito Neilton Mulim no último dia do seu governo, mas nunca abriu as portas para a população e permaneceu fechado durante durante todo esse período do governo José Luiz Nanci. Agora, o espaço será aberto à população pelo prefeito Nanci, num período pré-eleitoral e de pandemia.

Segundo a prefeitura, obras do Teatro Municipal Gonçalense foram retomadas em abril deste ano, após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Executivo Municipal e a empresa RL2, construtora responsável. A Prefeitura vinha desde 2017 buscando solucionar a questão, inclusive através de medidas judiciais que não obtiveram êxito, uma vez que o judiciário entendia que havia um contrato em aberto. Após reuniões junto à empresa e com a orientação das vistorias da Comissão instaurada pelo município e revistas pela equipe de engenheiros do Ministério Público (MP), a Prefeitura encontrou respaldo legal para dar finalização a obra.

A partir disto, foi elaborado um TAC, após avaliação da Comissão de Cultura da Câmara, e que recebe acompanhamento do MP, garantindo segurança jurídica perante o pagamento dos valores restantes do contrato. Nestas primeiras semanas, a RL2 já solucionou alguns problemas quanto à questão da parte elétrica, para que a Enel pudesse ligar a energia do espaço em definitivo.

Na última terça-feira, 24, o secretário municipal de cultura, Carlos Ney, visitou o espaço.