Foto: Reprodução/Facebook
Os debates com candidatos à prefeitura da cidade já são uma tradição da SDUFRJ, primeira sociedade de debates competitivos do Rio.

A Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SDUFRJ) realizará, na próxima semana, uma grande oportunidade para universitários e demais interessados se inteirarem sobre a política carioca: um debate expositivo com uma candidata à prefeitura do Rio. A SDUFRJ já tem como tradição a realização de debates com os políticos que querem chegar ao cargo mais alto do poder executivo municipal. Em 2016, diversos candidatos foram recebidos na histórica Faculdade Nacional de Direito (FND), onde a comunidade acadêmica pode ouvir e questionar as propostas dos candidatos. Este ano, por conta da pandemia do coronavírus, os debates serão virtuais, transmitidos pela página da SDUFRJ no Facebook.

No debate, além de ter a oportunidade de apresentar quais são as propostas do seu plano de governo, os candidatos deverão ficar atentos a coisas que são muito cobradas nos debates competitivos: análise, garantias e plausibilidade. Não basta apenas apresentar as propostas, eles deverão apresentar também como pretendem concretizar as suas ideias caso sejam eleitos e por quais formas pretendem fazer isso. Muitas vezes esses pontos, que são essenciais para defender qualquer projeto e argumento, acabam não sendo abordados em muitos debates.  

A entrevistada será a candidata Martha Rocha, do PDT. Ex-delegada de polícia e atual deputada estadual, Martha se tornou a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada e em 2011 entrou para a história como a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil.

O debate será realizado no dia 7 de outubro, às 20h30. A transmissão será feita ao vivo na página da SDUFRJ no Facebook.  

SOBRE A SDUFRJ

A Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SDUFRJ) é um grupo de debates competitivos voltado a desenvolver a argumentação e persuasão dos seus membros, alunos voluntários da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O modelo utilizado para os debates é o do Parlamento Britânico (PB), onde quatro duplas competem entre si para mostrar que o seu ponto de vista é o mais importante para aquele assunto em discussão através de uma argumentação eficiente. A SDUFRJ é primeira sociedade de debates da cidade do Rio de Janeiro e é a atual melhor sociedade de debates competitivos do país, vencedora do prêmio conferido pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD) em 2019.

A SDUFRJ espera também realizar encontros com todos os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, e que, assim, seja possível um engajamento com o público universitário e os eleitores cariocas em geral, fomentando um interesse na política municipal que se mostra tão necessário no contexto atual.